sexta-feira, 20 de julho de 2012

'Fertilização' de oceano pode ajudar a conter aquecimento global, diz estudo

Um novo experimento busca "fertilizar" os oceanos com sulfato de ferro para favorecer a proliferação de fitoplâncton – organismos microscópicos, como algas, que vivem próximo à superfície e servem de alimento para muitos animais. O objetivo é fazer com que esses seres capturem o gás carbônico (CO2) do fundo do mar e possam se tornar uma eventual maneira de combater o aquecimento global.

A pesquisa está descrita na revista "Nature" desta semana e foi feita durante cinco semanas na Antártica. O trabalho é considerado pelos autores uma das provas mais detalhadas da fertilização dos oceanos, prática proibida pela legislação internacional, mas liberada para fins científicos.

 Imagens captadas pelo satélite Aqua, da Nasa, evidenciam a presença de algas unicelulares brilhantes sobre o Mar Negro, que separa o Leste Europeu da Ásia Ocidental. Esses seres chamados 'cocolitóforos' são alguns dos que formam o fitoplâncton. (Foto: Nasa/GSFC/Modis)

Fitoplânctons como estes captados por satélite da Nasa são capazes de armazenar gás carbônico e liberar oxigênio durante a fotossíntese, aponta estudo recente conduzido na Antártica (Foto: Nasa/GSFC/Modis) De acordo com o pesquisador Michael Steinke, da Universidade de Essex, no Reino Unido, o fitoplâncton faz fotossíntese assim como as plantas em terra firme, armazenando CO2 e liberando O2, o que ajudaria a manter a temperatura ambiente.

Segundo os estudiosos, a proliferação de algas unicelulares chamadas diatomáceas atingiu o pico um mês após o início da experiência. Posteriormente, houve uma significativa mortalidade dessa espécie, o que formou uma massa viscosa, incluindo material fecal do zooplâncton – como peixes, crustáceos e águas vivas, que rapidamente submergiu para o fundo do oceano.


http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/07/fertilizacao-de-oceano-com-ferro-faz-com-que-alga-capte-c02-diz-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário