quarta-feira, 10 de agosto de 2011

I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da FECLI

Entre os dias 2 e 4 de agosto de 2011, foi realizado o I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da FECLI, no auditório da faculdade.

No evento, aconteceu o pré-lançamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de Ciências Biológicas e Física da FECLI.

Cerimônia de abertura do I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da FECLI
Na noite de abertura do Simpósio, foi apresentada a palestra “A Astronomia e o PIBID de Física na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), proferida pelo Prof. Dr. Makarius Tahim (FECLESC/UECE), além da conferência sobre o tema “Partículas e Campos: altas energias no ensino de Física”, ministrada pelo Prof. Dr. Augusto Nobre.

Com uma programação que incluiu oficinas, seminários, palestras e observações astronômicas, o I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da FECLI reuniu participantes de Iguatu, de outros municípios do Centro-Sul do Estado e de outras regiões e de Fortaleza, de acordo com o Prof. Célio Muniz, Coordenador de Área do PIBID-Física/FECLI.

O I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da FECLI contou com participantes de Iguatu e de outros municípios do Centro-Sul do Estado, bem como de outras regiões e de Fortaleza
 
Participantes do I Simpósio de Educação em Astronomia, Biologia e Física da FECLI no auditório da faculdade

No segundo dia do Simpósio, foi realizada a "Oficina de Astronomia", sob coordenação do Prof. Renato Oliveira, da Asterdomus (São Paulo). Foram ainda apresentados seminários sobre “A Olimpíada Brasileira de Astronomia”, pela Profa. Marny Feitosa, e “A Olimpíada Brasileira de Física”, pelo Prof. Vicente de Paula. Os trabalhos do segundo dia ficam encerrados com “Observações Astronômicas”, quando os participantes puderam observar os astros no espaço do céu de Iguatu, acompanhados pelo professor Makárius.

Para o último dia do evento, a programação reservou dois seminários e duas palestras. O primeiro seminário, foi coordenado pela Profa. Dra. Lázara S. Castrillo e teve como tema “Impressões do I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia”. O segundo, abordando “A Teoria da Evolução no Ensino de Biologia”, teve como palestrante o Prof. Ms. Ricardo Rodrigues, Coordenador de Área do PIBID-Ciências Biológicas/FECLI.

Palestra do Prof. Ricardo Rodrigues, Coordenador de Área PIBID-Ciências Biológicas/FECLI

O último bloco da programação do Simpósio contou com as palestras do Prof. Dr Marcony Cunha, que falou sobre o tema “Astrobiologia”, e do professor Renato Oliveira, sobre o tema "Asterdomus: O Planetário no Ensino de Astronomia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário