quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Com emoção e festa formandos da FECLI/UECE comemoraram a Colação de Grau

Turma de Biologia 2012.2
Os 54 formandos do semestre 2012.2 da Faculdade de Educação Ciências e Letras (FECLI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Iguatu, a 384 km de Fortaleza, receberam, do reitor Jackson Sampaio, na última quinta-feira (14/02), o diploma de graduação. A cerimônia foi às 19h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que incluiu na programação os discursos dos oradores docente, professora Mayle Alves, e discente, graduanda Aila Nogueira.

Em meio à euforia da turma, Aila Nogueira do curso de Ciências Biológicas proferiu discurso em nome dos formados. Destacou que a UECE continuará exercendo importante papel para todos aqueles que naquele momento concluem a graduação. A FECLI tem muito a oferecer, por meio do projeto de Pós-Graduação da UECE, que levará o graduando de hoje aos novos caminhos do conhecimento e a enfrentar melhor o competitivo mercado profissional do mundo contemporâneo.

Em nome do corpo docente falou a professora Mayle Alves do curso de Ciências Biológicas. Dirigiu a todos, especialmente aos novos formandos, uma mensagem de entusiasmo. As palavras foram breves e objetivas. Fez referências a essa primeira etapa que acaba de ser concluída e encorajou os concludentes a seguir em frente com confiança, mesmo sabendo que grandes obstáculos poderão surgir.

O juramento feito pelo concludente Denis Juvenço Andrade, do curso de Ciências Biológicas, expressa o compromisso de dedicação à vida profissional. A partir daquele momento, os novos formandos assumem o compromisso de trabalhar com honestidade e exercer os direitos inerentes ao grau que lhes foi conferido.

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, ao encerrar a solenidade anunciou em seu discurso que a Universidade Estadual do Ceará vai implantar, em 2013, o primeiro Mestrado no interior do Estado. Parabenizou os novos formandos e convidou a todos a não esquecer a UECE e que retornem para fazer as Especializações, os Mestrados e os Doutorados que a Universidade oferece. O Reitor falou dos 30 anos da FECLI e disse que outras duas unidades do interior, comemoram também 30 anos: a FAEC, em Crateús; e a FECLESC, em Quixadá.


Dos 54 graduandos, 14 são do curso de Letras (em diferentes habilitações), dois da Física, 24 da Pedagogia e 14 do curso Ciências Biológicas. A FECLI oferece atualmente cinco cursos de Licenciatura Plena Presencial: Pedagogia, Matemática, Física, Ciências Biológicas e Letras (com habilitações em Português e Inglês). O quadro docente da FECLI registra, em 2013, 37 professores, dos quais 23 são efetivos e 14 são substitutos.


A cerimônia de Colação de Grau contou com a presença do secretário da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior de Iguatu, José Roberto Alves Duarte, que representou o prefeito de Iguatu, Aderilo Antunes Alcântara Filho, o Vice-Reitor da UECE, professor Hidelbrando dos Santos Soares, os Pró-Reitores de Políticas Estudantis, professor Antônio de Pádua Santiago de Freitas, e de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, diretor da FECLI, professor Ricardo Rodrigues da Silva, professores, familiares dos concludentes, servidores, autoridades, entre outros convidados.

Fonte: www.uece.br

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Vasos sanguíneos (artérias, arteríolas, vênulas, veias e capilares) do corpo humano.


Juntos eles formam uma linha de aproximadamente cem mil quilômetros. Sim, de uma única pessoa! Duas vezes e meia a circunferência da Terra.


 

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Cientistas descobrem novo réptil voador pré-histórico na Transilvânia

Cientistas da Universidade de Southampton, na Grã-Bretanha, descobriram junto com pesquisadores brasileiros do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) um novo tipo de réptil voador pré-histórico.

Batizado de Eurazhdarcho langendorfensis, o pteurossauro teria habitado uma região onde hoje localiza-se a Romênia, segundo o estudo. A pesquisa foi publicada nesta semana no periódico "PLoS One".

Ilustração mostra como seria o pterossauro recém-descoberto na Romênia (Foto: Divulgação/Universidade de Southampton)
Os fósseis datam do período Cretáceo, têm cerca de 68 milhões de anos e foram encontrados em uma região rica em espécimes extintos na Transilvânia, dizem os cientistas. "O Eurazhdarcho percente a uma família de grandes pterossauros chamada de Azhdarchidae", aponta o pesquisador Darren Naish, um dos autores do estudo.

"Eles possuíam longos pescoços e bicos, e suas asas eram bem adaptadas a seu tamanho. Estruturas nos seus ossos e asas mostram que eles poderiam recolher as asas e andar nas quatro patas se necessário", diz Naish.

Segundo o cientista, o pterossauro possuía cerca de três metros de uma asa até a outra, o que fazia com que ele fosse grande, "mas não gigante". "Isto está se tornando comum com outros fósseis de animais descobertos na Romênia: eles são em geral pequenos em comparação com seus parentes em outros lugares", afirma.

A descoberta é a mais completa de um Azhdarchidae na Europa até agora, dizem os cientistas.

Fonte: G1

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

1ª Gincana de Biologia movimenta a Escola Filgueiras Lima


Bolsistas e Supervisoras em ação!
A E.E.M Filgueiras Lima foi movimentada por uma ação desenvolvida pelos bolsistas do PIBID Biologia / FECLI. Os mesmos desenvolveram a 1ª Gincana de Biologia do Filgueiras Lima. O evento foi muito bem planejado e teve o envolvimento de toda a equipe do PIBID Biologia além da participação dos alunos e o apoio da escola para a execução da mesma. A atividade foi desenvolvida em 3 fases. 

A primeira ocorreu no dia 05 de setembro de 2012. O evento ocorreu em sala de aula e contou com a participação dos alunos, supervisoras e dos bolsistas. Cada sala foi dividida em quatro grupos e eles competiram entre si, ao final das perguntas e respostas uma equipe foi a vencedora de cada sala e passou para a fase seguinte. 

A 2ª fase ocorreu no dia 13 de setembro na quadra da escola e contou com a participação de bolsistas, coordenador de área, supervisoras, alunos, professores e núcleo gestor da escola. Os alunos competiram entre turno, em diversas provas relacionadas a biologia.  

Por fim, no dia 14 de setembro, aconteceu a 3ª fase da gincana de biologia. Essa etapa também ocorreu na quadra da escola e contou com a participação das equipes vencedoras das fases anteriores. Ao final, cada turno teve uma equipe vencedora.

Alguns momentos da 1ª Gincana de Biologia do Filgueiras Lima